20 maio 2013

Divergente: O livro que vai te matar lentamente. Sério.

 
Ook, quem já leu Divergente? Bem, posso falar que 20 minutos atrás, eu acabei esse livro que deixou-me completamente sem emoções, como aconteceu com Feios. Sinceramente? Eu devo ter algum problema. Não é possível.
Esse livro é diferente. Muita gente fala que é parecido com Jogos Vorazes, mas a não ser em relação às Facções e ao Treinamento, acho que não há tantas semelhanças. Como eu já disse, Feios já havia me quebrado quando... Aquela pessoa morreu. Agora, quando essa pessoa morre, eu não consegui aguentar. Acho que meu cérebro apenas bloqueou as emoções de "WJRFNWLEFMWLRGNKNÇALFÇLERG" em relação à certo casal... E de todos os outros. Eu não sei. Isso é normal?
Confira a sinopse e as opiniões do livro. Cuidado, podem (e vão) haver Spoilers.

Sinopse: (Via: Skoob)  Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.



Opinião: O fato de uma história se passar no futuro me fascina. E esse é um dos motivos por gostar de Divergente, tanto quanto gosto de Feios e de Jogos Vorazes; o futuro é algo que me surpreende. Onde estarei daqui a 10 anos? Será que em jogos, onde eu tenho que matar pessoas para conseguir sobreviver? Será que farei cirurgias que secretamente modificam meu cérebro? Ou será que estarei em um lugar, onde eles impeçam a guerra, juntando a todos que tem uma mesma ideia, um mesmo ideal? Eu não sei.
Na verdade, não sei nem o que acontecerá quando terminar de escrever.
O que é legal da Veronica é que ela conseguiu me prender no livro. Apesar de ser muito diferente de Percy Jackson, onde o Percy sai para viver as aventuras fora de sua casa, a Veronica passou totalmente do comum em séries. No mundo dela, não há como sair dos complexos. Ou seja, o livro todo se passa naquele lugar, na casa da Tris.
E o livro te prende.
Ela cria personagens que fazem nós nos apaixonarmos. Desde Will até Four, de Christina até o Uriah, da Lynn até a Tris, são personagens com que você se apega. Pelo menos, com um deles. Minhas grandes paixões da série são o quarteto, Will, Tris, Christina e Four; Entre eles, meu favorito é o Will, seguido por Tris, Four e Christina.
O autor tem que se esforçar para fazer alguém se apaixonar por um personagem.
Além disso, ela é uma das únicas autoras, que, em seus livros sobre o futuro, não colocaram coisas tão extraordinárias - um pouco mais de tecnologia, mas tudo bem -, e nos colocaram mais próximos do futuro. Ao contrário de Feios e Jogos Vorazes, o futuro de Divergente parece ser mais próximo, como se daqui a 10 anos, nós iriamos viver desse jeito.
Agora, fiquem com a história.
[Os Spoilers começam a partir daqui. Quer dizer. A história começa aqui]
Mas enfim. A história é centrada em Beatrice, uma garota que vive em um mundo dividido por 5 Facções: Amizade, Franqueza, Audácia, Erudição e Abnegação - de onde ela vem. Quando os cidadãos da Chicago futurista completam 16 anos, eles passam por um teste de aptidão, em que eles determinam com que Facção você mais se parece. Depois disso, há uma cerimônia, em que há 5 "tigelas" grandes, e ao se cortar, você deve derramar seu sangue em uma delas. Veja:
Amizade: Os que culparam a agressividade formaram a Amizade, onde todos são amigáveis e hospitaleiros. Vertem-se em amarelo e vermelho. Sua tigela está cheia de Terra.
Franqueza: Os que culparam a duplicidade formaram a Franqueza, onde ninguém mente. Vestem-se em Preto e Branco. Sua tigela é coberta por video.
Audácia: Os que culparam a covardia formaram a Audácia, onde todos encaram seus medos. Vestem-se de preto. Em sua tigela, há tochas acesas.
Erudição: Os que culparam a ignorância formaram a Erudição, onde há a busca incansável pelo conhecimento. Vestem-se de azul. Em sua tigela, há agua.
Abnegação: Os que culparam o egoísmo formaram a Abnegação, onde ninguém se importa com si mesmo, mas sim em se sacrificar pelos outros. Vestem-se de cinza. Em sua tigela, há pedras.
Porém, há algo de... errado no teste de Tris. O seu teste de aptidão mostra que ela não é classificada apenas parecida com uma, mas com três Facções. A Abnegação, a Audácia e a Erudição. É isso o que eles chamam de Divergente.
Ela escolhe a Audácia, e é aí que a história começa.
Só falo uma coisa:
Will, pare de ser tão perfeito.
Ele é simplesmente o mais adorável dos personagens do livro! E aí... Bem, não vou falar ainda.
E... Christina, sua linda.
É uma das minhas personagens favoritas, por motivos simples: Will e Christina são super fofos juntos.
Assim como o Quatro/Four e a Tris.
E tadinho, o Al fica Forever Alone.
Enfim, Will, Christina, Tris e Al ficam super amigos no complexo da Audácia. Eles moram no subterrâneo, em um lugar carinhosamente apelidado de Fosso.
Lindo, né?
Antes de chegarem lá, eles tem que passar por uma série de coisas perigosas, como pular do trem para um telhado, pular do telhado e etc.
Quando chegam, há o treinamento.
O treinamento deles consiste em três fases: O físico; O psicológico; e a combinação dos dois. Na primeira fase, há uma pequena competição entre os iniciandos porque quem for eliminado, simplesmente vira um sem-facção; Não vai ser acolhido por nenhuma das facções. Peter, que é uma criaturinha detestável, acaba esfaqueando um ex membro da Erudição, Edward, por estar uma posição à frente dele na primeira fase.
A segunda fase é a fase em que Tris começa a dar suspeitas. Como é Divergente, ela consegue manipular as simulações impostas, o que faz com que ela seja melhor que muitos.
Por ficar em primeiro lugar, Tris é raptada por Peter e... Lá vem... Al. AL A RAPTOU. Eles iriam jogar ela de um abismo. Eles tocaram nela (daí o medo de intimidade). Four chega na hora e a liberta, trazendo-a para seu dormitório e cuidando dela. (Awn). Tris conta parte do que aconteceu, e Four apenas fala que era melhor ela estar errada e segura do que certa e em perigo.
E ele não a beija.
Não.
Não.
Não.
Mas essa parte ainda chega...
Will e Christina sabem do que aconteceu (em parte) e Will avisa à Al que ele nunca mais vai chegar perto de Tris novamente.
E então, Al se suicida.
Four alerta à Tris que ela está sob suspeita, está sendo observada (sem tocar no assunto da Divergência).
E então, começa a saga Will/Christina.
No dia seguinte, os três vão ate o abismo, jogar papéis de artigos que a Erudição está escrevendo sobre os membros da Abnegação. Os artigos dizem que os membros da Abnegação estão "roubando" recursos, e que devem ser tirados do Governo para haver prosperidade.
Até aí, tudo ok, né?
Porém, Will e Tris começam com uma pequena discussão, já que Will é originalmente da Erudição. Não é nada grave, mas Christina separa os dois, colocando a mão no ombro do Will e acariciando-o.
Ok, ato de amizade, mas...
"Notei que Will e Christina têm trocado muitas carícias ultimamente. Será que eles também notaram?"
OPA. OPA OPA. 
VERONICA ROTH. NÃO ME MATE ASSIM.
Pensa que a melhor parte chegou? Espera até ver que eles nem prestam atenção na Tris quando ela fala que vai lá ver um negócio com o Four, e ficam se encarando.
Mas aí...
Quando os dois estão voltando para o dormitório, a Tris fica observando de longe. Ela diz que ela fica bagunçando o cabelo dele, e ele fica dando soquinhos nas costelas dela. Tris ainda acrescenta que parecia estar testemunhando o nascimento de algo novo.
Socorro.
Depois tem mais coisas, é...
Acaba que a Tris vai ao encontro do Four, e entra na paisagem de medo dele, onde é exposto seus quatro medos. Onde é revelado o porquê de seu nome, Quatro.
E o seu nome verdadeiro. Tobias.
Filho de um dos líderes da Abnegação.
Tris ajuda-o a enfrentar o medo do pai de Tobias, o Marcus. Quando eles saem da paisagem, eles se beijam perto do rio que dá para se ver do topo do abismo.
Fourtris é lindo.
No dia seguinte, há a passagem pela paisagem do medo, mas de uma das instrutoras, a Lauren. Tris não consegue se controlar, e acaba tomando uma bronca de Tobias, que fala que ela tem que se recompor. 
E ela dá um tapa na cara dele.
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH!
TRIS TE AMO
Ele tava precisando mesmo de um tapa. 
Para fugir de tudo aquilo, ela vai, sem permissão, para a Erudição, onde seu irmão mora, falar de um alerta da sua mãe: "Peça para Caleb pesquisar sobre o soro usado nas simulações"
Acabou que Caleb, no final, descobriu que a líder de sua facção, Jeanine, estava tentando controlar todo mundo. E é por isso que os Divergentes são perigosos: eles não podem ser controlados, eles são imunes ao soro de controle. 
Enfim, voltando.
Eric, que é o "ban ban ban" do treinamento da Audácia, dá uma bronca nela. Tobias chega e fala que ela fugiu por ter tentado beijá-lo (o que não é verdade), e por isso fugiu. Por isso, é apenas uma garota tola. Tobias revela que há um plano de guerra, em que a Erudição trabalharia junto com a Audácia.
Antes de Tobias revelar isso para ela, a Tris volta para o dormitório.
Se você já shippa Will e Christina, segura coração.
"Will kissed me". em inglês porque é mais legal
Depois da Tris chorar, Will e Christina almoçaram e foram para perto dos trilhos do trem, conversar. Christina nem se lembra do assunto, mas conta que Will apenas se inclinou e a beijou.
Eles continuam a conversar sem que nada tivesse acontecido, até que a Christina resolveu beijá-lo.
SOS.
Aí, surge um dos casais mais fofos do livro, que chegam a ficar de mãos dadas (WJNRFWLEMAÇSLDERLLMAS) e se beijar de uma maneira muito intensa para a Tris. (sinceramente, eu morri nessa parte).
De qualquer modo, a Tris passa por sua paisagem de medo, em que seus medos são:
1- Impotência; Ela é atacada por Corvos.
2- Afogar-se; Presa em um tanque.
3- Arrastada por um rio;
4- Presa em amarras, sendo queimada;
5- Ser capturada;
6- Intimidade;
7- A família morta, por sua culpa.
Acaba que pelo medo 6, ela e o Tobias tem uma discussão, nada grave. Eles simplesmente contornam o problema.
No final do teste, eles aplicaram uma injeção na Tris, aliás, em todos, avisando que aquilo tinha um transmissor - algo que a localizaria se desse como desaparecida.
Porém... No dia seguinte, todos viram sonâmbulos, menos Tris e Tobias, por serem Divergentes.
Eles viram robôs que saem matando todos da Abnegação. Tris e Tobias fogem, sendo capturados logo depois. Tobias é usado como cobaia para uma nova injeção, que faz com que ele controle os transmissores no pescoço das pessoas da Audácia, mas Tris consegue salvá-lo e fazê-lo parar os transmissores. A mãe de Tris morre tentando salvá-la; Tris mata Will logo depois, porque ele iria atirar nela; O pai de Tris morre tentando distrair os guardas.
Assim, Tris, Caleb, Tobias, Marcus e Peter (que foi pego no caminho, para que ele desse informações) vão para o Complexo da Amizade, onde a Guerra não chegou.
E o que mais me matou...
A primeira frase do próximo livro, Insurgente, é:
"Acordo com o nome dele na boca: Will"

Ps: A música "Your Touch", aquela tema do Internet Explorer, do Blake Lewis, é, para mim, a música tema de Will/Christina. 
Ps²: Me deem um Will pra mim. Agradecida.  

5 comentários:

  1. Acabei de ler o livro e fiquei EM UMA DEPRESSÃO quando o Will morreu!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei cada detalhe fez com que eu me sentisse presa a ler e adoro quando um livro faz isso adoro tudo e simplesmente perfeito! E muito melhor que o filme

    ResponderExcluir
  3. SPOILER SPOILER SPOILER. Tris morre em convergente

    ResponderExcluir

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.