03 julho 2015

O Sangue do Olimpo, de Rick Riordan

percy jackson | Tumblr
Percabeth <3
Oi gente! Como estão?
Continuando a minha maratona de livros (ok... Não é exatamente uma maratona, mas ok), venho aqui com O Sangue do Olimpo, de Rick Riordan. Confiram a sinopse, e depois eu conto o que achei:
O Sangue do Olimpo
(Skoob) Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte.
A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.





É bem possível que eu deixe algumas pessoas irritadas. Mas vamos lá.
No início, tinha colocado a nota de 5 estrelas para esse livro. Poderia estar irritada com o final e com algumas coisinhas mais, porém, o livro é divertido, chegando até a ter algumas partes de suspense. Amei os capítulos da Reyna, eram eles que eu mais queria ler e onde eu ficava mais feliz de realmente ler o livro, seguidos pelo do Nico e, surpreendentemente, do Jason. Aliás, descobri que enquanto eu achava Jason e Piper meio "bleh" nos primeiros livros, aprendi a gostar deles, quase tanto quanto os outros (não chega aos favoritos, mas, ainda assim...). Inclusive, algo que eu gostei bastante é que por vezes, mais perto do final, Rick contava uma parte da história sob o ponto de vista de um personagem e, quando passava o ponto para outro, voltava um pouco, para que os dois tivessem "direito à opinião" da situação.
Enfim, até aí, maravilha, não?
Então eu mudei a nota. Não conseguia ignorar algumas coisas que tinham acontecido no livro. Por exemplo, as batalhas que acontecem enquanto o grupo ainda está se dirigindo para a Grécia são rápidas, quase com uma "fórmula": São várias etapas, mas elas são quase que solucionadas em um piscar de olhos. Mas isso ainda é o de menos. O que, para mim, foi a pior parte foi justamente o final. A primeira razão e a única que eu posso realmente falar antes de abrir a aba de spoilers é o fato de que a grande batalha final deveria ter sido quase como a batalha final em O Último Olimpiano: esperava-se que houvesse uma conversa, uma preparação para a morte de alguém, como ocorreu quando [spoilers de Percy Jackson e os Olimpianos] Luke/Cronos foi derrotado. Queira ou não, teve uma preparação para a morte desse personagem importante. Pelo o que eu lembro, houve a luta de chegar até o Monte Olimpo, quase que "conversar" com Luke e matá-lo. Isso é uma batalha épica. Pelo menos ao meu ver. [fim dos spoilers]
Mas é. A batalha contra o inimigo final durou 5 minutos. Não vou lembrar a duração exata agora, mas no máximo um ou dois capitulos? Foi algo extremamente rápido. Parecia algo meio feito às pressas. A batalha anterior, a "não-final", foi melhor (rápida também, mas...).
De qualquer modo, ainda digo para vocês lerem. Mesmo que só para ter a conclusão da série, mas leiam. É um livro divertido, mas pena que aconteceu aquela coisa no final.
Ok, ok, já falei demais, hahaha. Vamos para a segunda razão e aos spoilers:

Segunda razão: Leo fez algo que não tem nada a ver com o personagem dele. Soltei um palavrão no momento em que ele disse que tinha que contar a Jason, Piper e o resto do pessoal que ele tinha sobrevivido, mas que "Calipso era sua prioridade". Espera um minuto.
Eu entendi toda a situação: ele queria ter certeza que voltaria à Ogigia, vivo ou morto, porque foi uma promessa. Já falei tudo isso no meu tumblr hoje, antes de vir para cá, mas: porque o Leo faria isso com a Calipso? Não seria cruel com ela? Do tipo "Olha, gosto de um cara que prometeu que voltaria e aqui está ele, morto". Ok, tinha a cura do médico, mas tinha uma grande chance de tudo dar errado (até porque Nice disse que era impossível). Ele poderia ter simplesmente pedido que alguém avisasse a Calipso, mesmo o Percy, que ofereceu ajuda, caso ele morresse. Do tipo "Ei, sei que posso morrer, então programei o barco/Festus para ir à Ogígia em __ horas. Se eu morrer, avisem à Calipso que eu a amo e que sinto muito", programando o Festus para voltar em certo tempo. Relativamente simples. Ele nem precisava contar que sabia que ia morrer.
Mas, espera. Disse que entendia o fato de ele programar sua viagem, e entendo mesmo. Mas ainda não consigo com o fato de que o Leo deixaria todo mundo pensar que ele estivesse morto simplesmente porque viajar pelo mundo fosse uma prioridade. Poxa, leve a Calipso com você! Passe no acampamento! Todo mundo ia entender que você queria ser livre agora, até porque cada um foi mais ou menos pro seu canto no final.
Ok. Acho que passou.
Aaaah, uma linda vitória: Octavian já não aparece mais. Finalmente.
Enfim, é isso, eu acho. Como eu disse, até cheguei a gostar do livro, mas não gostei muito do final não.
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.