02 maio 2013

Feios: O que nos aguarda?


Alguns de vocês já devem ter ouvido falar de Feios - a série de livros de Scott Westerfeld, que fala de uma sociedade no futuro, onde todos viram "Perfeitos" ao completarem 16 anos.
Bem, hoje de manhã, eu terminei de ler o último livro da série. Para vocês verem o grau de maravilhosidade da série, eu li cada livro em uma média de 2 dias, a não ser Especiais (o computador me tortura). Enfim, nesse post, eu vou mostrar meus comentários sobre o livro, com minhas partes favoritas e tudo, então, pode haver SPOILERS. 



Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Comentários: Ok. Feios. Uma das coisas que eu mais gostei no livro foi a critica que Scott faz a nossa sociedade atual por meio de mensagens que não falam explicitamente "Eu não gosto do jeito que isso está andando", mas sim que nos mostram as consequências do que fazemos. Ou você achava que Enferrujados eram pessoas que não tinham nada a ver conosco? Errado. Os Enferrujados são exatamente o que somos - pessoas ambiciosas, que lotam o planeta. Segundo a crença de Scott (pelo menos, o que ele mostra no livro), a humanidade seria extinta quase totalmente ao liberar na atmosfera uma bactéria que contaminaria o Petróleo, que ao entrar em contato com o oxigênio, explodiria. Nós desmatamos a floresta e tinhamos guerras, e é por isso que agora, há os Perfeitos, os cabeças de vento.
Na minha opinião, a jornada de Tally foi um pouco... Longa. Acho que Scott usou metade do livro, do que me recordo, para descrever a jornada de Tally até a fumaça, e acho que ele poderia ter reduzido um pouco isso, talvez.
Quando Tally chega na Fumaça, ela fica dias e dias pensando se ela trairá os amigos ou não. A coitada da Shay acha que o colar de coração dela (que na realidade, era para chamar a Divisão de Circunstâncias Especiais) era de um garoto da cidade, que ela estava esperando. E aí...
O casal David + Tally me atinge em cheio, e eu, a cada página, torci para que David voltasse logo, que o livro mostrasse os dois juntos.Tally desistiu da cirurgia por ele, porque sabia que naquele momento, o lugar dela era na Fumaça. Tudo bem que ela também foi impulsionada pelo fato das lesões, mas David a chamou de linda e ela acreditou, ela entendeu que ela não precisava de cirurgia, afinal, ela era linda para ele. David à tratava como uma princesa, ele foi o primeiro amor de Tally. A descrição do beijo dele foi de ir de um estado "Uh... Ok" até um estado "OH MY FEEEEEEEELS". Nem tenho como descrever.
Shay acabou ficando arrasada, o que acabou desencadeando várias brigas por ressentimento entre Tally e Shay, durantre a série. 
Para piorar, Tally faz a grande besteira de jogar o colar de coração na fogueira, o que faz a Vila ser destruída. Ela compensa isso fazendo parte da cura, se arriscando a ter o cérebro danificado. Mas, ela ainda é uma traidora, aos olhos dos outros... E Shay agora é uma avoada.
Se eu tivesse lido o primeiro livro, e ainda não tivesse o segundo, eu morreria. Afinal, quem não ficou surpreendido (acho que é essa a palavra) quando viu:
Meu nome é Tally Youngblood. E eu quero ser Perfeita. 

Sinopse: Tally finalmente é perfeita. Agora seu rosto está lindo, as roupas são maravilhosas e ela é muito popular. Mas por trás de tanta diversão – festas que nunca terminam, luxo e tecnologia, e muita liberdade – há uma incômoda sensação de que algo importante está errado. Então Tally recebe uma mensagem, vinda do seu passado, que a faz se lembrar qual é o problema na sua vida perfeita. Agora ela precisará esquecer o que sabe ou lutar para sobreviver – as autoridades não pretendem deixar que alguém espalhe esse tipo de informação.
Comentários: Opa! Segundo livro! Esse livro, eu li mais recentemente.
O bom de Scott é que ele tentou agradar todo mundo, quanto aos casais. Para quem não gostava de Tally e David, ele cria Tally e Zane. Quem ficou com o coração partido, poderia procurar algum apoio em algum próximo livro, já que o primeiro casal aparece no primeiro e último livros, e o segundo, no segundo e terceiro. Eu fiquei realmente dividida. Eu ainda não sei qual dos dois é mais perfeito, sério. Ambos são fofos, e Zane e David são igualmente maravilhosos. Eles me fizeram gritar à cada página.
Mas enfim. Tally se liberta com Zane, com a cura; Mas uma coisa que eu achei besta da Maddy, a mãe do David e a criadora das pílulas, é que ela NÃO DEU NENHUMA INSTRUÇÃO DE COMO TOMAR AS PÍLULAS. Em nenhum momento, ela não escreveu um bilhete com "Tome as duas pílulas em conjunto", ou algo assim. Poxa Maddy!
Segundo os pensamentos de Tally, Maddy ainda a odeia por causa da morte do marido, Az. Isso só piora quando Tally escolhe Zane à David (não culpo ela. Os dois são perfeitos, mas ela não se lembrava de David, as memórias eram borrões devido as lesões), seu filho. 
A parte que mais me deu aflição? A parte da prensa. Eu pensei: ZANE, O QUE VOCÊ VAI FAZER GAROTO? Ele iria colocar a mão dentro da prensa. Como isso?
Aí, o Zane, depois de se libertar, fala "Eu te amo". O que torna ainda mais dolorosa o final desse livro e a cena do livro seguinte. 
Para você entender tudo direitinho, vou contar tudo desde o começo. Para se livrar dos braceletes que os rastreavam, Zane e Tally tentaram emagrecer o máximo possível. Zane acaba tendo uma crise, o que faz Tally levá-lo para o hospital. Para justificar a vinda, sem que eles descobrissem o motivo de Zane estar ficando tão magro, ele dá um soco em um suporte de metal.
De qualquer modo, Zane entra na cirurgia. Agora, vamos avançar um pouco...
Ao chegar na Nova Fumaça, Maddy descobre que Zane está com um dano cerebral, afinal, as pílulas eram para serem tomadas juntas. A pilula que Zane tomou era para as lesões, e pilula de Tally era para parar as nanoestruturas que estavam destruindo as lesões. Sem a segunda pilula, o cérebro de Zane foi danificado, daí as dores de cabeça constantes que o pobre garoto tinha.
Além disso, eles descobrem que há um localizador entre eles, e Tally, relacionando o fato de Zane estar com dor de dente, descobre que o localizador está no dente dele - preso na mandibula, o que significa que se eles tentassem tirar, eles a quebrariam. Tally precisou escolher entre ir com os Enfumaçados ou ficar naquele lugar, com os Especiais já chegando. Tally resolveu permanecer ao lado de Zane, muito debilitado para fugir. 
Aí que Shay chega e dá um tapa na cara da sociedade: Ela virou uma Especial, e meio que força Tally à virar uma também. Mas esse é assunto para o próximo livro.
Mas antes de passar para ele, eu tenho que falar: não estou me aguentando Peris daria um bom amigo gay para Tally, LOL. O jeitinho dele falar ficou um pouco... Afeminado. E isso porque no começo, eu shippava Tally e Peris, deuses.
Outra coisa: Andrew Simpson Smith é o personagem "figurante" que mais aparece na série.
Sinopse: Circunstâncias especiais. As palavras dão arrepios a Tally desde seus dias como uma repugnante e revoltada Feia. Naquela época, especiais eram um boato sinistro - assustadoramente bonitos, perigosamente fortes, chocantemente rápidos. Perfeitos comuns podem viver uma vida inteira sem conhecer um especial. Mas Tally nunca foi comum. E agora ela se tornou um deles: uma super máquina de combate, construída para manter os feios humilhados e os perfeitos idiotas. A força, a velocidade, e a clareza e foco de seus pensamentos é a melhor coisa que Tally consegue lembrar. Na maior parte do tempo. Uma pequena parte do seu coração ainda se lembra de algo mais. Mesmo assim, é fácil ignorar isso - até Tally oferecer-se a acabar permanentemente com os rebeldes de New Smoke. Tudo se resume a uma escolha: escutar seu coração ou realizar a missão para que foi programada. De qualquer jeito, o mundo de Tally nunca mais será o mesmo.
Comentários: Especiais para mim virou... Cena do Hospital.
Isso me chocou mais do que qualquer coisa no livro. Eu já sabia que Zane morreria antes de sequer chegar à parte, mas o jeito que eles contaram, junto com a minha imaginação, fez tudo ficar bem pior.
Se você já leu A Esperança (Da Trilogia Jogos Vorazes), deve se lembrar do 13º Distrito, de como ele era. Para mim, o Hospital em que Zane estava na noite em que morreu, era parecido com aquilo, mas tudo estilhaçado. Junto com isso, ainda tem a esperteza de quem vos fala de escutar Hurricane (Thirty Seconds To Mars), o que fez tudo parecer pior. Além de tudo isso, ainda tem a parte em que eles tentam submeter Tally à cirurgia, tirando tudo o que há de Especial nela, o que me faz pensar em Zane preso à câmara, com aquele liquido gosmento, com a cirurgia dando errado. Se Tally e Shay não tivessem desintegrado o Arsenal, Zane ainda estaria vivo. 
Ok, vamos parar de falar dessa parte.
Tally Especial é simplesmente demais, mas ao mesmo tempo, não é. Ainda acho revoltante o fato de que ela rejeitou o Zane apenas porque ele estava tremendo. Tudo bem, não era culpa inteiramente dela, era culpa do cérebro de Especial, mas né...
Mesmo tentando fazer de Zane um especial, Tally demonstra que tem um pouco de ciumes de David. Pelo menos, foi o que eu entendi. Ao falar que David provavelmente estaria com outra garota da qual vida ele estragaria, ela talvez tivesse uma pontada de ciumes. E lá vai Scott, agradando os fãs de todos os casais.
Uma parte épica foi a cena em que a Tally se encontra com a Cable. Quero dizer, se "Não queremos lhe fazer mal... Mas infelizmente vai ser necessário!" não foi épico, adeus vida. 
E quem não quis matar/amar a Tally no final do livro? Após ter visto tudo o que aconteceu, após destruir algo que a fez cometer tantos erros, ela criou OUTRA Circunstâncias Especiais, dessa vez, para a natureza.
Mas mesmo com cenas tão boas, eu não posso abandonar o arrepio que eu sinto ao ver a capa - e lembrar que Tally basicamente viveu por algum tempo em uma terra quase que... pós-apocaliptica. 
Obs: Leia a cena do Hospital enquanto ouve Hurricane. Pelo menos, parte da música. Pois é, né?
Obs²: Ressuscite o Zane, por favor. 


Sinopse: No quarto livro da série, A Era da Perfeição ficou no passado. A libertação promovida graças aos esforços de Tally Youngblood deu fim a uma cultura onde a beleza e as modificações cerebrais, que transformavam todos em avoados, eram a base do sistema. Nesse novo mundo onde Aya Fuse — não apenas uma Feia de 15 anos, mas uma Extra — tenta sobreviver, existe uma coisa muito mais importante e poderosa do que a beleza: a fama. Ocupando o 451.611º lugar em uma tabela que mede a popularidade das pessoas, Aya é só uma Extra nesse complexo sistema social. Mas a descoberta de um grupo de misteriosas meninas que se arriscam a surfar em trens magnéticos pode ser a oportunidade perfeita para alcançar o seu lugar no topo. Uma matéria tão boa que irá despertar o interesse de todo mundo, incluindo alguém há muito desaparecido.
Comentários: Extras. De longe, esse foi o livro que não tem quase nenhum conexão com Especiais.
Primeiro, a personagem principal é outra. Tally só aparece no final da segunda parte, o que me faz pensar se Scott não deveria ter feito como Rick Riordan e ter criado uma série nova, para contar a vida após a libertação. Rick fez duas séries, Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo, que ao mesmo tempo, são conectadas (pelo fato de Percy, Annabeth e outros aparecerem na segunda série, e o fato de que há acampamentos para semideuses) e não são (mitologias diferentes, protagonistas diferentes). Scott deveria ter feito isso, usando Aya como personagem principal. Quem sabe até feito com que Tally voltasse à cidade, e tido mais aventuras com os nossos queridos japoneses?
Ok, voltando.
Começando com Aya. Ela parece ser bem simpática, mas a menina é totalmente egoísta. Ela sacrificou a câmera para entrar em um grupo, só para conseguir gravá-lo e divulgá-lo, para se tornar famosa. Ela preferia que o mundo acabasse ao estar errada sobre a sua materia. Sem comentários. Ela só queria uma matéria, sem se importar se Tally ou as Ardilosas gostariam disso.
Mas ela acabou se tornando uma pessoa melhor... Por causa de Frizz.
O Frizz e a Aya são perfeitos. Rainha e Rei da Gosma. Simplesmente fofos. Frizz parece falar de um jeito tão delicado, que dá vontade de apertar.
Uma coisa que eu achei engraçado foi a Honestidade Radical de Frizz. Eu tive vontade de rir todas as vezes que ele falava uma besteira a tapava a boca. 
Falando em casais, eu tenho que mencionar que Scott agradou a todos novamente: fez com que os fãs que estavam chateados pelo "fim" de David e Tally ficarem radiantes novamente ao escrever a cena do Jardim, a cena final. Awn!
Scott com certeza poderia fazer uma nova série. Iria fazer um tremendo sucesso, na minha opinião. Mesmo com a personagem principal centrada em Aya, ele poderia fazer surgir um novo dilema - quem sabe em tornoda história da imortalidade dos coroas?
Obs: "A última vez que beijei alguém, acabei vendo o cara morrer".

E esse foi o post enorme, que valeu muito a pena ser escrito.
Beijão!

Sinopses: Skoob. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.