28 julho 2015

E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie

"Dez negrinhos vão jantar enquanto não chove,
um deles se engasgou, e então restaram nove;
Nove negrinhos sem dormir, não é biscoito!
um deles cai no sono, então sobraram oito;
Oito negrinhos vão a Devon em charrete,
um deles quis ficar, então restaram sete..."
Depois de tantos livros, ainda fico pasma com essa mulher.
Pois é, trapaceei de novo. Disse que ia ler Cartas na Mesa, mas depois de ler a sinopse de E Não Sobrou Nenhum - também conhecido como O Caso dos Dez Negrinhos - tive que começá-lo (minha mãe também disse que era uma espécie de clássico, então...). Para falar a verdade, na primeira vez que eu vi a sinopse, há tempos atrás, não me interessei por ele simplesmente porque o Poirot não estava envolvido. Realmente, é o primeiro livro de Agatha que leio que não conta com o famoso detetive belga. 
Mas aí, eu li a sinopse e pensei, "Por que não tentar?"
A melhor coisa que eu fiz.
Vocês se lembram do post que eu fiz sobre Fim do Jogo e como eu me apaixonei pelo livro? Pois é, aconteceu mais ou menos isso com E Não Sobrou Ninguém (Aliás, ele mudou de nome pois o anterior era um tanto politicamente incorreto - ainda assim, li a versão "original" e por isso que coloquei o poema original). O livro flui bem, de forma que, depois que peguei o ritmo, lia e nem percebia que já tinha lido umas 40 páginas. Também tem uma aura de mistério quase sobrenatural, quase algo realmente pertencente a um filme de terror, tanto que me deu um pouco de aflição ficar sozinha depois de terminá-lo, hahahah. 
Devo dizer que cometi o mesmo erro de uma das pessoas que fizeram resenha no Skoob e, mesmo antes de começar o livro, vi o nome de um dos personagens em uma das últimas páginas - o que me fez pensar que esse era o assassino. Acabei estando redondamente enganada, o que me fez com que eu ficasse com a boca aberta no final, mas não se preocupem - o livro te surpreenderá mesmo que você não saiba, ou ache que saiba, de algo desse tamanho. Ainda assim, a minha dica: NÃO OLHEM A ÚLTIMA PÁGINA. Tem, sim, um spoiler enorme, e você não vai querer saber dele antes da hora.
Oook, já enrolei demais, vamos para a sinopse:
E Não Sobrou Nenhum
(Skoob - adaptado) "E não Sobrou Nenhum" é o maior clássico moderno das histórias de mistério. Dez pessoas diferentes recebem um mesmo convite para passar um fim de semana na remota Ilha do Negro. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar. Quem poderia saber dos dez crimes distintos? Quem se arvoraria em seu juiz e carrasco? Como escapar da próxima execução?






Ficaram curiosos? Pois é, eu também. 
Bem, acho que vocês nem tem dúvida quanto à classificação: 5 estrelas, mas se eu pudesse, daria mil! Ele é muito, muito bom, mesmo sem o Poirot, e é digno da Dama do Crime. Recomendo muito! 
Agora, sim, spoilers?
Meu Deus.
Fiquei o livro inteiro achando que o assassino era o Dr. Armstrong, porque eu olhei o final do livro e o "depoimento" mencionava o nome dele. Aí, quase achei que estava tudo certo e ele era mesmo o assassino mas não, era o Lombard, mas não, era o juiz e... Socorro.
Realmente, cheguei a achar que Lombard era um bom suspeito, porque ele queria demais que as pessoas confiassem nele - como quando ele disse que depositava confiança em Vera e esperava que ela fizesse o mesmo - sem contar que de repente incriminou Blore, quando só restavam 3, como se isso fosse fazer Vera ficar ao lado dele contra o inspetor. Também até pensei em Wargrave, porque ele que era "Senhor de Tudo" naquele lugar, "coordenando" os julgamentos, mas pensei meio que "nah". Pra falar a verdade, ele foi um dos personagens que passaram somente uma vez na minha cabeça como assassinos, e isso aconteceu com quase todos. Também até pensei em Vera, porque era uma das menos prováveis e estava se desesperando demais pro meu gosto.
Enfim. Personagem favorito? Dr. Armstrong. Tão fofinho <3
Amei, amei esse livro, e gostaria de lê-lo pela primeira vez novamente.
Bem, agora, tenho que ler aqueles livros que são pedidos pela escola, então vamos ficar sem posts por um tempo. Mas, até lá, beijos! :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.