09 fevereiro 2014

Tocada Pelas Sombras

  
Pausa pra carinha do Christian/Dom <3 

Uau, fazia tempo que eu não postava nada sobre livros, não é? Com a volta das aulas, estou mais atarefada (inclusive, tenho aula integral de quarta, o que é uma droga), e, por isso, com menos tempo para ler. 
Mas eu finalmente acabei o primeiro livro de Fevereiro! É da Richelle Mead, Tocada Pelas Sombras, do Universo de Vampire Academy. Confira a sinopse:

Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?
Tocada pelas Sombras não decepciona! Como todos os outros livros, ele corre super bem, o que faz com que você nem perceba que leu umas cem páginas. Há todas as reviravoltas e o romance de sempre, além de um final que partiu meu coração (nem foi pelo motivo esperado por todos), e lutas que me arrepiaram no momento que eu comecei a ler. Eu travei um pouco no começo do livro, principalmente por causa das aulas, mas quando eu peguei o livro novamente, não consegui largar!
Richelle colocou algumas surpresinhas, porém de algumas coisas eu já sabia desde o segundo e uma delas, a maior na realidade, eu já sabia antes de começar o livro (malditos spoilers). Porém, eu acho que faltou o mistério que tinha no primeiro livro. Na realidade, eu sinto falta disso desde o segundo. No começo, estávamos envolvidos pelo que tinha acontecido naquela noite, e o porquê/por quem Lissa estava sendo perseguida. No segundo, temos um ataque mas ficamos em modo de stand by por um tempo. Os mistérios do terceiro também são poucos, mas melhores que os do segundo volume.
Eu coloquei como 5 estrelas no Skoob, mas porque fica bastante perto do 10. Acho que esse livro mereceu 9,8; porém não estou com muita certeza. Mesmo assim, eu não fiquei entediada mesmo. O livro é sem dúvida, muito bom! Vale a pena continuar a série.
Agora sim, spoilers.



O livro se centra em três fatores importantes: Victor, os fantasmas de Rose e a associação secreta de Mână. Já tava na cara que Victor ia ser preso, pelo menos para mim, mas acho que ele vai ter um papel maior mais para frente. Aliás, ele foi o fator que me fez sentir que eu estava ainda mais no Universo de Vampire Academy! Parecia como voltar aos velhos tempos - afinal, para mim, o segundo não teve muito a ver com o primeiro, então é como se todos os livros não tivessem realmente conectados (tá, a não ser o terceiro e o quarto, talvez). Ou foi essa a sensação.
Os fantasmas de Rose: eu devia ter pensado que foi porque ela tinha sido beijada pelas sombras! E depois que as peças se encaixam, faz tanto sentido. Amei essa parte.
Mas, sobre o Mână e as sombras de Lissa, eu já sabia dos dois antes mesmo de falarem. Sobre o Mână eu percebi quando Rose viu a Abby: juntei as peças do fato de que era um clube da realeza e que eu sabia que esse Mână era um grupo (de novo, spoilers). Já as sombras de Lissa, eu sabia disso desde o segundo livro, sem nenhum spoiler. Fiz a lógica de que Rose começou a ficar esquisita depois que tocou uma nuvem escura na cabeça da Lissa e que Adrian havia falado que as sombras de Rose vinham de Lissa. Então, é, fiquei orgulhosa do meu poder dedutivo. Está melhorando, finalmente!
Quis matar o Jesse e o Ralf quando soube que o Mână fora o motivo dos escudos terem se enfraquecido. Cara, vontade de dar um tapa na cara dos dois até aprender. E a Lissa e a Rose lutando contra eles? Essas mulheres são <3 
Falando em Lissa, ela está sumida de novo, mesmo que no terceiro ela tenha um papel mais importante do que no segundo. Christian (meu bebê <3) está mais presente, e eu estou gostando cada vez mais dele! Também gostei muito de ver a maior proximidade que ele agora tem com Rose, e eu estou shippando o bromance deles. Lindos. CHRISTIAN LUTANDO E COLOCANDO FOGO NO STRIGOI PRA SALVAR A ROSE. Meu coração.
Falando na Rose, eu disse no ultimo post que estava sentindo falta dela e que era esquisito não ter uma Rose impulsiva. Acabou que eu me acostumei com isso, e acho que posso falar que ela é minha personagem favorita. Ela é forte, linda, tudo :3
Também estou gostando do Adrian, YAY! Comecei a gostar dele muito mais quando ele ficou mais "sério", quando maneirou um pouco nas cantadas. Gelei quando disseram que o Eddie estava desaparecido, e olha que eu já sabia que ele ia sobreviver! Morri de pena. Já de Mason, só falo que eu sinto falta dele. Muita.
E O DIMITRI? VIROU STRIGOI. OI? Tapa na cara que eu já sabia que rolava, então :( 
Sobre a Tatiana, eu acho que nunca xinguei ninguém tanto assim. Eu tava tipo:
"OPA, NÃO, NÃO, PARA DE SER RUIM MULHER"
"Ah, pera, você vai ser legal agora, acho que eu posso gostar de você."
"RETIRO O QUE DISSE, TE ODEIO"
Odeio essa mulher. E ainda tem um amante,omg.
Richelle deu algumas pisadas na bola quanto coisas que ela falou no primeiro/segundo e mudou no terceiro. Por exemplo, no primeiro apenas a mordida dos Strigoi bastava para transformar alguém: no segundo e no terceiro precisamos que a vitima engula o sangue do vampiro morto. No segundo o escudo era um "anel", e agora é um campo de força. What? Além disso, ela mudou a história da Tasha. Tasha foi mordida tentando salvar Christian dos pais dele, quando ela era adulta, e em Tocada Pelas Sombras ela fala que Tasha foi mordida quando criança. 
O final foi sem igual. Primeiro final de Vampire Academy que eu tenho vontade de chorar. Rose desolada, meu Deus. Os corpos chegando. Ela falando com o Mason quando soube que o Dimitri tinha virado Strigoi. A BRIGA COM A LISSA. SOCORRO. O final foi o melhor, como sempre acontece nos livros da série: sempre uma luta épica no final.
Gostei do livro. Sobre minhas sensações, parecia que eu estava lendo mas não registrando os detalhes, mesmo que fosse uma besteira. Porque eu coloco essas sensações? Quero ver se vocês sentiram a mesma coisa.
Eu vou dar uma pausa nas séries porque se não me canso e leio rápido demais, então, vou ler Formaturas Infernais, que eu ganhei o box (de Infernais, no caso)! Descobri que a Richelle, em Beijos Infernais, escreveu um conto de Vampire Academy lá. Mal posso esperar para ler!
Aliás, eu também ganhei Não Conte a Ninguém e o box de Crepúsculo (Edição Branca, de Colecionador!). 

Ps: Minha professora de literatura/português disse que tem um garoto um ano mais velho que eu que gosta dos tipos de livro que eu gosto. Socorro.
Ps2: Infernais e Crepúsculo, minha mãe comprou sem eu saber. Calhou que eu abri Formaturas Infernais em uma página qualquer e descubro que tem uma menina chamada Frank e um Will (!!!!!!!!) em um dos contos. E também tem outro Will em outro conto. Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.