29 junho 2015

A Síndrome E

Projector
Oi povo! Como estão?
Vocês se lembram daquele post que eu fiz no ano passado, falando sobre minha lista TBR? Pois é! Mais um que saiu da lista: A Síndrome E. Dá uma olhada na sinopse:
(Skoob) Um estranho caso vem atrapalhar as férias de verão de Lucie Hennebelle, tenente de polícia em Lille. Seu ex-namorado ficou cego depois de assistir a um filme mudo, anônimo, com um roteiro enigmático, concebido por uma mente doentia. Simultaneamente, o comissário Franck Sharko, veterano da Divisão de Homicídios e analista comportamental na Divisão de Repressão à Violência, passa por um tratamento na tentativa de curar a esquizofrenia.
No norte da França, cinco cadáveres não identificados foram encontrados sepultados a dois metros de profundidade mutilados de maneira atroz e em estado de decomposição avançada e Sharko cede ao chamado da aventura. Enquanto Lucie descobre os horrores escondidos no estranho filme, um misterioso informante do Canadá aponta-lhe o elo entre aquele rolo e os cinco cadáveres.
Um único e mesmo caso, graças ao qual Lucie e Sharko, tão diferentes e ao mesmo tempo tão próximos em sua concepção do ofício, irão se encontrar. Das favelas do Cairo aos orfanatos do Canadá nos anos 1950, os dois colegas irão se deparar com um mal desconhecido, batizado como “síndrome E”. Uma realidade assustadora que revela como o ser humano pode ser capaz das maiores atrocidades.

Para quem não sabe, esse livro estava na minha lista do que eu queria ler desde o começo do ano passado, mais precisamente o final do ano retrasado, já que eu comecei a fazer essa lista perto do Ano Novo. Acabou que meu aniversário chegou, pedi esse livro para minha amiga, e aqui estou eu, depois de lê-lo!
Não sei, sinceramente, como começar esse post. Imaginem um livro que tem o poder de fritar seu cérebro: É A Síndrome E. Quando cheguei à marca de 100 páginas, já haviam tantos fatos que armazená-los parecia impossível. Então, me perdoem se esse post não fizer o menor sentido, hahahah.
4 estrelas. Esse livro é incrível. De verdade. Achei que ia me surpreender com ele de uma forma, e acabei me surpreendendo de outra. Franck Thilliez conseguiu com maestria contar um crime que parecia não solucionável, e ainda assim, contar parte do drama dos dois personagens principais. O livro te prende, assim como um livro de Agatha Christie ou Harlan Coben (estou usando os dois como comparação porque são meus autores favoritos, no que se refere a esse tipo de livro). Achei que ia me deparar com um livro de um mistério quase fantasioso - visto a cegueira causada pelo vídeo - mas cai em outro tipo. De qualquer forma, é um mistério bom, que, no final, ainda promete mais.
Agora, você se pergunta: Se o livro é tão bom assim, por que 4 estrelas? Simples. O livro é ótimo? É, mas ainda tem um probleminha: É pesado. Extremamente pesado. É isso o que quis dizer com "poder de fritar seu cérebro": há tantos fatos, tantos detalhes, que eu literalmente fiquei com dor de cabeça. Por isso, é um livro que tem de ser lido com calma - se você conseguir, hahahah. Além disso, pode parecer uma simples besteira, mas não consegui me acostumar com o fato de que os personagens eram franceses! Eu sou muito acostumada a ler livros de origem britânica ou americana. Mas enfim, isso não foi o que afetou a nota, de qualquer jeito.
Acho que não tenho nem como fazer aquela "seção" de spoilers. Acabei de ler o livro quase agora, preciso de descanso! Mas vão por mim: o final é ótimo, e ainda acaba respondendo a minha pergunta de se o livro era o primeiro ou o terceiro da série.
Bem, penso que é isso. Talvez não tenha falado tudo o que eu quero, mas ainda estou naquela bolha de confusão que sempre tenho depois de terminar um livro. O próximo livro será O Sangue do Olimpo, tanto por comemoração aos 10 anos do lançamento de O Ladrão de Raios quanto porque eu pedi uma ajudinha no meu Tumblr e o mais votado foi esse, hahahah.
Até! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.