25 julho 2013

A Culpa é das Estrelas...


Até mais ou menos o capitulo 19, eu achei que eu era insensível demais, por não ter chorado.
Muitas pessoas dizem que choraram rios quando leram o sucesso de John Green, A Culpa é das Estrelas. Eu vou ser sincera de uma vez e falar que eu, pessoalmente, não chorei - mas é porque eu não costumo chorar por livros. Eu senti um aperto no peito depois que a Hazel descobre uma coisa sobre o Gus. Essa coisa totalmente me quebrou ao meio.
Bem, a história do livro é sobre Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Hazel é vítima de um câncer da tireoide e de um tumor no pulmão, o que fez com que ela precisasse andar com um respirador. Augustus já foi vitima de uma osteossarcoma, que custou-lhe sua perna. 
O livro começa com a Hazel contando um pouco sobre o Grupo de Apoio para crianças com Câncer que ela frequenta, onde ela conhece Augustus. Com o crescimento da amizade - e de outras coisinhas - o livro se desenrola por uma história que emocionou muita gente.
(A partir daqui, podem conter spoilers)


Como eu disse, até o capitulo 19, mais ou menos, eu não havia chorado nem sentido um aperto no peito. Estava lendo o livro normalmente, e apesar de não ter sentido nenhuma das emoções acima, ele me prendeu totalmente. O romance dos dois é muito envolvente, de verdade.
Enquanto isso, Augustus e Hazel vão se conhecendo, e ele se apaixona por ela, e vice-versa. No começo, ela é um pouco resistente, porque não quer que ele fique triste caso ela morra.
A Hazel também é uma personagem super bem humorada, super fofa e tals. Eu gostei bastante dela.
O Augustus, então... Meus deuses! Ele é super Fofo, com F maiúsculo. Acho que é meu personagem favorito.
O Gus faz coisas realmente maravilhosas para a Hazel, como levá-la para Amsterdã, na Holanda, para conhecer o autor de Uma Aflição Imperial, o Peter Van Houten. Quando ele se revela um canalha, Augustus promete a Hazel que fará uma continuação do livro apenas para ela, e que vai ser melhor do que tudo o que Peter tenha escrito. 
E isso é só uma parte de tudo.
Porém, o livro começou a me "incomodar" (no bom sentido da coisa) a partir da parte em que o Augustus conta pra Hazel que ele "Acendeu como uma árvore de Natal". Isso quer dizer que o câncer havia voltado, e estava agora presente no lado esquerdo do quadril, e boa parte do tórax. 
E então, de repente, o Gus está morrendo na frente de nossos olhos.
A morte dele foi algo que machucou. Só de pensar no que a Hazel sofreu, no que a familia sofreu, no que o próprio Gus sofreu. Em uma das cenas, ele pergunta pra Hazel porque ele apenas não morre logo, porque ele está odiando tudo aquilo. Ele sente muita dor, o que faz com que a Hazel sinta dor, que nós sintamos a dor. 
Esse livro conseguiu fazer isso conosco.
Enfim, o livro é muito bom, é relaxante - ao contrário de alguns que só trazem mais estresse, que te faz arrancar os cabelos de nervosismo, haha. O ritmo é bastante bom, e o jeito em que foi escrito me lembrou bastante As Vantagens de Ser Invisível, por estar em forma de "relato". 
Para acabar, minhas amigas, Julia e Andressa, me mandaram um video da cena que mais me incomodou no livro inteiro: 
O Gus tentou sair de casa para comprar cigarros (que ele não fuma, uma longa história), porém, algo deu errado com o tubo de alimentação na barriga dele. Imediatamente, ele ligou pra Hazel, chorando, falando que ela tinha que ajudá-lo, mas que não podia ligar pra emergência ou pros pais dele. Quando ela chega, ele parece estar com uma infecção, o que faz com que a Hazel finalmente ligue para a emergência. Gus conta que ele tinha perdido o maço dele, e queria comprar outro. Os pais disseram que iam comprar para ele, mas Gus queria se sentir útil para algo.

2 comentários:

  1. Eu me senti insensível lendo esse livro porque eu não chorei também. Mas de qualquer forma, é mt triste e muito lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também. Pensei: "Todo mundo chora com esse livro e eu não to sentindo basicamente nada. Deve ter algo de errado comigo, hue". Eu, normalmente, não choro com livros, então, eu já estou meio que acostumada... Mas do mesmo jeito, achei estranho eu não chorar com algo que todo mundo chora, sabe? Mas o livro é lindo, e ele te prende, o que é o melhor <4

      Excluir

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.