27 julho 2013

As Peças Infernais: Anjo Mecânico e Principe Mecânico


Pelo amor dos Deuses, posso abraçar William Herondale?
Sim, eu acabei de ler Principe Mecânico. QUE LIVRO É ESSE, MEU DEUS?
Perfeição define. Não tenho palavras para esse livro.
Vou começar desde o começo, desde sobre o que me levou a ler esse livro: Um sobrenome. Não estou brincando, é verdade. Um sobrenome me fez querer ler As Peças Infernais. 
O sobrenome? Herondale.
É meio idiota, mas eu amo esse sobrenome. Quando eu o vi em uma página para leitores do Facebook, eu fui procurar para ver quem era o Will. (inicialmente, algum troll tinha comentado que era de A Culpa é das Estrelas, pois é).
Aí, eu comecei a ver spoiler que eu nem sabia que era spoiler, então, já sei até com quem a Tessa fica no final.
Isso foi há muito tempo (4 meses?), porém, um mês atrás, eu acabei começando a ler spoilers deliberadamente, sem me importar muito (eu achei que ia esquecer algumas coisas), só porque eu queria saber mais, ver os graphics e etc, no tumblr. Vou falar que me arrependo um pouco, só um pouquinho, porque algumas coisas que aconteceram não me surpreenderam. Agora, quando penso sobre isso, quando penso nos spoilers que eu li de Anjo Mecânico, por exemplo, não senti nenhuma diferença, sério. LOL, vão em frente, me chamem de maluca.
Mas ah, pelo Anjo, ESSA SÉRIE É MARAVILHOSA.
A história conta sobre Tessa Gray, uma garota de Nova York, que, após a morte da tia, recebe uma passagem para Londres, de seu irmão, Nathaniel (ou Nate). Assim que chega, ela é sequestrada, porque um cara chamado Magistrado a quer. Quando ela é salva, é levada para o Instituto de Londres, uma espécie de "lar" para Caçadores de Sombra (Nephilim) menores de 18 anos. Ali, ela descobre amores, amigos, e principalmente, que esse Magistrado, além de querê-la, quer formar um exército autômato. 
A partir daqui, spoilers à frente!

Vou começar a falando pela personagem principal, a Tessa. (Depois falo dos casais, que socorro)
Tessa, ou Theresa Gray, é extremamente parecida comigo. Leitora assídua, alguém que não gosta de chorar, que é vingativa em certas coisas. A não ser pela parte de não gostar de chocolate, Tessa é a minha encarnação em 1878. Ela é uma dama, mas sem ser meio chatinha como a Jessamine, por exemplo. 
Outra coisa que eu gosto dela é as respostas que ela joga para cima do Will. Por exemplo, quando ele disse que tinha um encontro com alguém, e ela disse que se continuasse assim, o Nigel Seis Dedos (um anão vestido de menina, que roubou o Will) iria pedir que ele declarasse suas intenções. 
Sem comentários, eu ri demais.
Will, ou William Herondale, é a pessoa que eu sempre achei, antes de começar a ler TID, que era o personagem principal. Sério! Eu vi a wikia dele, faz tempo, e achei que ele era o personagem principal. 
Algumas pessoas realmente pensam que Will está mais próximo de ser o personagem principal do que a própria Tessa. Uma vez, alguém declarou que, mesmo que o ponto de vista do livro é da Tessa (ou a narração dos pensamentos dela), eles exploram mais o passado do Will do que o passado da Tessa.
De qualquer jeito, personagem principal ou não, tem duas maneiras de lidar com o Will: amando-o ou odiando-o. Depois do que se descobre em Principe Mecânico (que depois se torna mentira \o/) era melhor que você não o amasse - tudo a ver com uma maldição.
Eu simplesmente o amo. Ele é totalmente sem noção, engraçado, irônico, tudo. Tem algumas partes de extrema fofura nele, além disso tudo. Aliás, essa parte de ironia e sarcasmo dele fica até um pouco antes do final de Principe Mecânico. A verdade? Will estava escondendo uma maldição, e ao ver que ela era mentira, começou a mostrar como verdadeiramente é: doce, gentil, adorável, tudo. Ele é bem mais fofo assim, mas não posso dizer que não gostava dos comentários dele.
Para finalizar: nunca ri tanto de uma cantoria. Will, após terem falado ao nosso menino de olhos azuis por um livro e meio que a tal de Varíola Demoniaca não existia, estava certo: existe Variola Demoniaca! Ainda por cima, ele cantou:
Varíola Demoníaca, oh, Varíola Demoníaca,
Como é que se contrai? 
Indo á zona podre da cidade
Até não poder mais
Varíola Demoníaca, oh, Varíola Demoníaca,
Eu tive o tempo todo...
Não a doença, amigo bobão,
Estou falando da canção...
Pois vocês estavam errados, e eu com a razão!
Jem, ou James Carstairs, é o oposto de Will. Sempre doce e gentil, não importa com quem. Will é o Parabatai dele, ou seja, eles são uma "dupla" de guerreiros Nephilim que se protegem mutuamente.
Cara, o Jem é fofo. Ele é um personagem simpático, que trata todo mundo bem. Ele é um verdadeiro cavaleiro; e a pessoa que impede que o Will faça besteira.
Na realidade, Will só permitiu que Jem fosse intimo dele. Eles são realmente bons amigos, ótimos amigos, e é de chorar de emoção ao ver o Will cuidando do Jem.
Por que? Porque Jem tem uma doença, por conta de uma tortura que ele sofreu. Agora, ele é viciado em uma droga chamado Yin Fen - mas esse vício é diferente de todos os outros. Se não tiver a droga, ele fica à beira da morte.
Charlotte, ou Charlotte Branwell, ou até Lottie para os intimos, é a coordenadora do Instituto. Fui obrigada a fazer um tópico sobre essa mulher. Enfim, ela é simplesmente demais. Corajosa, firme, alguém que ama todos, até mesmo Will, que pode ser um pouco grosso. Simplesmente a amo.
Henry, ou Henry Branwell, é o marido da Charlotte. Ele é doido por peças e máquinas, e distraido ao cubo, então, conforme você vai lendo a série, você vai acabar rindo um pouco com ele. 
Jessamine é a princesinha do Instituto. Não porque ela é a adorada de todos; mas porque ela é uma patricinha. Uma traidora, também. De qualquer modo, a Jessamine pode ser um pouco chatinha. Porém, você pode a chegar ter pena dela - a única coisa que ela queria era ser normal, não uma Caçadora de Sombras. Para ela, uma dama não pode lutar, tem que ficar cuidando do marido. Pensamento antiquado? É, mas nós estamos no século 21, enquanto ela está em 1878. Não sei, mas eu senti pena, porque ela só queria se sentir normal.
Nathaniel Gray, ou Nate, você é um traidor. Acabei por aqui.
Casais:
Henry e Charlotte: Começarei pelo mais fácil de escrever, porque erjnglwengkenrgk. Por vários anos, Charlotte achou que Henry havia se casado com ela porque o pai dele tinha dividas com o pai dela, então, ele se casaria com Charlotte para pagar as dividas. Henry, por sua vez, achou que Charlotte não o amava, que só queria se casar com ele porque teria que ter um marido para dirigir o Instituto. Henry consegue ser extremamente carinhoso com a Charlotte. Eles são tão ejgnwkengkengkwn; Ps: ainda por cima, VÃO TER UM BEBÊ. UJWNMLWENGKWMFLNEGLNERKN
Jessa:  Tessa e Jem, que só começou a se manifestar no segundo livro. Jem é super gentil com a Tessa, como é com todo mundo, mas o garoto realmente a ama. Não sei se realmente shippo esses dois ou não; Acho os dois super bonitinhos e etc, mas ainda prefiro Will e Tessa de algum jeito. Até um tempo atrás eu também preferia os dois como melhores amigos. Mas é, Jessa é fofinho <3 
Wessa: Tessa e Will. Simplesmente o ship mais SJEFNALENFKWNFKQWNKN para mim do livro inteiro. 
Primeiro: O primeiro beijo da Tessa foi com o Will. Ela sente como se fosse se afogar se parasse de beijá-lo.
Segundo: Will a ama desde que leu as cartas que ela escrevia pro irmão, mas que nunca mandava. Ele disse que se apaixonou por ela, pela garota por trás das cartas. Para a garota que o fez rir em cinco anos.
Terceiro: Ele procurou ajuda para tratar da maldição por causa da Tessa. Ele acreditava que não podia conviver com o ódio dela, então, queria que a maldição se fosse para que assim ele pudesse pelo menos tentar fazer com que ela o amasse.
Tem muitas cenas super bonitas com os dois. Desde o primeiro beijo. Posso citar algumas das mais fofas: Quando ele a chama de Tess pela primeira vez, quando a chama de Minha Tessa e ela não nega, quando a beija na sala de estar (no mesmo dia em que Jem a pede em casamento), a cena em que ele a beija no telhado (tá, ele a ofendeu depois, mas ele tinha motivos), a cena em que ele a abraça na enfermaria, e ela retribui, a cena em que ele a acalma depois de um pesadelo, a cena em que Will sonha com a Tessa, enquanto vivem no País de Gales; Talvez, eu tenha falado todas, pois é, LOL. Ainda assim, tem sempre os olhares que eles trocam, e tudo mais... TEAM HERONDALE.

E também, queria falar uma coisa: Perceberam como a última canção da Bridget, a cozinheira, se encaixa de algum modo na situação que estava ocorrendo? Veja:
Foi uma noite clara, fui respirar,
Ouvi uma dama gemendo;
Disse: "Viste meu pai? Ou viste minha mãe?
Ou viste meu irmão John?
Ou viste o rapaz que mais amo,
Chamado Doce William?
A dama chamando pelo John e pelo William, ao meu ver, não é nada mais nada menos que Cecily Herondale, a irmã do Will, ou também a Tessa, dependendo. Cecily procura pelo irmão, John (no caso, o Will). Na parte "Ou viste o rapaz que mais amo, Chamado Doce William?" é a parte da Tessa, onde ela percebe que aquele Will que ela vê é diferente do Will antigo; Além disso, ela está procurando, atualmente, quem são realmente os pais dela.
Pode ser que não tenha nada a ver; Pode ser que haja mais canções com significados ocultos (tenho quase certeza que sim), mas essa me chamou atenção, principalmente por mexer com o nome do Will - além de que a chegada de Cecily Herondale foi muita coincidência.
(FIM DOS SPOILERS)
Sobre os livros em geral: perfeito. Se eu não tivesse lido spoilers, acho que já teria arrancado meu cabelo faz tempo. Mas sim, tem partes engraçadas, tristes, e tensas; É tudo o que eu esperava e mais um pouco.
Ansiosa para Princesa Mecânica!

Ps: Posso abraçar o Will? Sério, ele pareceu tão devastado depois que a Tessa disse que iria se casar com o Jem... Poxa. Vem cá, Will, me abraça.
(BTW, eu recentemente tive que fazer uma atualização nesse post, porque principalmente na parte de Jessa havia pensamentos que já não são mais meus. E, sendo TID minha série favorita, não podia deixar o post de modo que não refletisse quem eu sou agora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.