26 novembro 2013

#PeriodoParaReler: Cidade das Cinzas, de Cassandra Clare


Yaaaaaay! Continuando mais um #PeriodoParaReler com o segundo volume de Os Instrumentos Mortais, o chamado Cidade das Cinzas.
Quero aproveitar o post para dar um anúncio sobre outra coisa relacionada à Cassandra Clare.
*Respira fundo*
Gente
*COLOCA AS MÃOS PARA CIMA E GRITA*
MEU LIVRO DE TID, A PRINCESA MECÂNICA, CHEGOU HOJE COM UMA ÁRVORE GENEALÓGICAAAAAAAAAAA
Ok, pausa. Isso é sobre TMI.
Voltemos.
Então, eu terminei minha releitura sobre Cidade das Cinzas, e eu mudei um pouco minha opinião sobre ele. Quer saber como? Confira em Mais Informações (Pode ter spoiler)

Eu não daria mais 5 estrelas para esse livro.

Quando eu li TMI pela primeira vez, esse livro eu passei sem problemas, sem travar muito. Mas dessa vez, meu Deus. Eu travei bastante, principalmente no começo, e, por isso, não daria mais 5 estrelas para esse livro.
De qualquer modo, acabei descobrindo algumas coisas a mais no livro, coisas que, no calor do momento, eu tinha passado sem perceber. Detalhes que eu atropelei. Tinha quase esquecido, por exemplo, que o Jace quase tinha deixado o Simon beber o sangue inteiro dele, que tinha sentido uma sensação de prazer enquanto era mordido, como se fosse dormir. Além disso, a sala que eu imaginava era totalmente diferente da "real"! A minha sala da imaginação era iluminada. Branca. 
Também percebi que, mesmo que no começo do livro Maryse estivesse relutante em acreditar no Jace, em até demonstrar carinho por ele, na segunda visita de Jace ao Instituto ela já tinha mudado sua opinião - mesmo que levemente. 
O bom de reler um livro é que você também relembra algumas quotes e se lembra de como a história chegou ao seu ponto final, porque, mesmo que você saiba o que acontece no final, o interessante é saber como e porque. Pelo menos, é assim comigo: se você me conta quem morreu no final ou quem casou com quem, ou quem ficou com quem, enfim, eu vou querer saber como isso aconteceu. Posso dar como bom exemplo TID: Eu já sabia com quem a Tessa iria ficar no final, mas queria saber porque ela ficou com um deles, como é que ela tecnicamente "escolheu" um deles. O que aconteceu que influenciou a decisão dela? Por que ela quis isso? 
Dessa vez, eu relembrei de um monte de coisas que estavam, de certo modo, "esquecidas". Como eu havia dito no outro post, tinha pensado que estava lendo TMI em um ritmo tão rápido que mal conseguia acompanhar, que esquecia os detalhes. Na realidade, confesso, quando eu li os ultimos livros que eu li, parece que eu esquecia da maioria dos detalhes! Creio que isso acontecia porque eu tenho que ter um ponto de partida para começar uma história.
E, de novo, esse livro me trouxe à questão da estrela do ombro do Jace.
Acho que isso foi, de algum modo, "mancada" da Cassie. Os Blackthorn têm essa marca, assim como a Clary. Ok, Imogen concluiu que era seu neto depois de ver o cabelo e os olhos de Jace? Pode até ter sido, mas vamos lembrar que um membro da familia Blackthorn (O Mark, se eu não me engano) também tem cabelo loiro.
Anyway, o que importa é que Imogen acabou morrendo sabendo que ainda tinha uma parte de sua familia viva, e que a familia Herondale não acabaria por ali. 
Foi muito bom se lembrar de alguns momentos bastante tensos, como a parte da Corte Seelie (quando a Clary quase fica presa lá!) ou quando o Simon vira um vampiro.
E não podemos esquecer das partes engraçadas, como Magnus se propondo a chutar o Jace para ver se ele estava acordado. Socorro. Falando em Jace com o Magnus, afinal, estou certa ao falar que Jace ficar doente foi consequência do encontro com Agramon? Ou foi a coisa toda que aconteceu lá embaixo que deixou Jace daquele jeito? 
E é isso, eu acho. Como eu disse, por ter travado um pouco, não darei mais a nota máxima a esse livro. Mas ele ainda é bom. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.