21 novembro 2013

#PeríodoParaReler: Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare


Olá pessoal! Como vão?
Pois é, é final de ano, as provas estão acabando, e com isso tenho mais tempo para fazer as coisas que eu gosto - entre elas, adivinhem? LIVROS! Pois é gente, depois de ter esgotado minha reserva de livros daqui de casa (posso ter comprado novos, mas esses eu já li), eu comecei a reler algumas séries. Já tinha comentado que ia reler Jogos Vorazes, lembram? Eu reli, mas acabei não pegando Em Chamas, que, aliás, foi um filme mARAVILHOSO, e vai ter post também. 
Então, eu resolvi criar o #PeríodoParaReler aqui, no Sweet Place! 
Como é? Fácil: como eu comecei a reler vários livros, eu vou comentar alguns daqueles que eu ainda não tinha comentado aqui - como, por exemplo, Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare - ou alguns que eu já tinha comentado, pois sempre dizem que quando se relê um livro, você tem uma visão e percebe mais coisas. É bem provável que eu releia a série inteira, então provavelmente vocês já podem esperar por mais 5 posts! 
Na minha lista, ainda estão Anjo Mecânico, Principe Mecânico e Princesa Mecânica, da Clare também, (pois PRINCESA MECÂNICA ESTÁ CHEGANDO!), As Vantagens de Ser Invisível e também, quem sabe, Insurgente. Não é muito certo ainda, porque eu mudo de ideia rápido, mas eu vou ler e reler bastante nessas férias. Então, se ver #PeríodoParaReler, já sabe que é porque... Bem, é porque eu já li, lol.
Então, com vocês, Cidades dos Ossos, de Cassandra Clare.

Motivos por querer reler TMI? 

Alguns são básicos e outros complexos porque minha mente é complicada:

  1. Não tinha muita certeza se eu ainda gostava da Izzy (o que, pelo amor dos deuses, foi muito idiota. Eu gosto da Izzy, definitivamente).
  2. Não sabia se eu gostava do Jace (o fato é que: eu gosto dele, mas não se compara a Will Herondale)
  3. Não lembrava de muita coisa da história.
  4. Não tinha compreendido alguns personagens.
  5. Para mim, não tinha lido com calma.
De qualquer jeito, eu reli, e com certeza, percebi mais coisas.
A história é em volta de Clary Fray (parecido com Tessa Gray, não?!), uma aparentemente mundana que tem um melhor amigo super fofo e que de repente, testemunha um assassinato. Não, não é Agatha Christie. É Cassandra Clare.
Depois desse assassinato, ela começa a quase que "ser perseguida" pelo Jace Wayland, pobre menino perturbado, como diria Luke. Jace é um Caçador de Sombras super *o*, e conta para a Clary que é impossível que ela consiga vê-los, então, Hodge (TRAIDOR!) queria ver Clary. Aí a Clary recebe uma ligação, a mãe está sequestrada, ela é uma Caçadora de Sombras e a história se desenrola a partir daí.
Interessante comentar que eu percebi apenas pequenas coisas, e agora só posso me lembrar de uma: a marca de estrela no ombro da Clary, que vai me levar à outra complexidade mais para frente, em Cidade das Cinzas.
E agora posso dizer que entendo porque alguns fãs reclamaram do final do filme de Cidades dos Ossos. 
Apesar de ter frases muito iguais, o final do filme é meio distorcido. Quem leu, sabe que a Clary pega o Cálice e vai entregar para Hodge, que invoca o Valentim, que leva o Jace e o Cálice para uma ruína/antigo hospital. No filme, é totalmente diferente: eles ficam quase que presos no Instituto, e o Hodge já entrega logo de cara que os dois não são irmãos. Eu apoio essa decisão dos produtores, e somente essa em mudar o final. Por que? Duvido que alguém iria deixar produzir Cidade das Cinzas se por algum acaso não deixarem claro que não ocorre incesto. Esse assunto é muito polêmico e poderia acarretar alguns problemas.
Além disso, Clary fica com o Cálice verdadeiro, o que não acontece no livro. Isso eu achei errado, apesar de compreender: eles deixaram esse espaço para dar oportunidade de termos o segundo filme, mas de uma maneira que não tornasse obrigatório ter o segundo.
O livro é muito legal, de verdade, e creio que gostei mais dele na segunda vez do que na primeira. Na primeira., eu travei demais por causa do PC e por uma série de outros fatores. A única coisa que eu não gostei de reler foi o final, porque demorou um pouco para chegar até a parte do Valentim. De resto, o livro foi uma delícia. Polêmico, também, engraçado (mesmo que às vezes um pouco forçado)... Adorei.
Sobre os personagens? Bem...
Jace, você é fofo e maneiro, mas eu não te amo tanto assim.
Simon, você é lindo, continua assim <4
Izzy, cara, como é que eu pude pensar que não gostava de você?
Clary, não gosto tanto de você quanto queria. 
Alec, sem comentários. ALEC <4
Magnus, ainda sendo fabuloso e glitterinado. 
Luke <4

Alec não parece ser o parabatai do Jace, porque o último não transmite a sensação de que eles são mais que irmãos. Jace passa mais tempo com a Clary do que com o Alec, apesar de mostrar que o ama no final. Não sei, apenas não transmitiu essa sensação de "somos mais que irmãos" como transmitiu Will e Jem.
Sobre a complexidade: Clary diz que tem uma marca em forma de estrela, marca que mostra alguém que teve contanto com um Anjo.
Ok. Imogen Herondale identificou Jace como sendo seu neto vendo a marca da estrela nele, que se originou lá no Will, lembram?
Entendem onde eu quero chegar?
Como ela pôde identificar o Jace, sendo que a Clary também tem a marca, e os Blackthorn provavelmente também têm, visto que [spoiler] Lucie Herondale, filha do Will, também tinha a marca da estrela?
Mas enfim.
Para finalizar, só quero dizer que Cassandra liberou um trecho de CoHF (City of Heavenly Fire) em que aparentemente, [spoiler] Alec morre. COMO ISSO, CASSANDRA? NÃO PODE! Mas ainda tenho esperanças de que Alec por algum motivo tenha virado um Membro do Submundo. Pode ser um Vampiro, mas ainda está "vivo" e pode viver com o Magnus. 
E agora, estou em Cidade das Cinzas. Até a próxima ;)

PS: Galera, Princesa Mecânica chega nas livrarias amanhã, pelo o que eu vi. Já comprei o meu. vEM COM A ÁRVORE GENEALÓGICA. Socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.