26 novembro 2013

Os 13 Porquês


Bônus do dia! Eu não só terminei Cidade das Cinzas, como comecei a terminei Os 13 Porquês, de Jay Asher. 
Agora, quero que você imagine a seguinte situação: você volta da escola depois de um dia cansativo, e encontra um pacote em frente a sua casa. Você acha que é um livro novo que chegou, ou que é um pacote para seus pais, mas acaba que é para você mesmo e tem algo muito estranho dentro. No nosso ano de 2013, não seria estranho ver uma caixa cheia de fitas cassete na sua casa, implorando para serem ouvidas? Não seria estranho também que essas fitas tivessem 13 motivos para que alguém se matasse?
Aí, para piorar tudo, você agora sabe que um dos motivos é você.
E, ao ler mais, você pode ver a história de Os 13 Porquês, junto com spoilers deliciosos. Então, cuidado.

Esse livro é arrasador.

A história, como eu já tinha insinuado, é sobre Clay Jensen, um garoto que de repente recebe uma caixa com 7 fitas com 13 motivos pelos quais o amor de sua vida, Hannah Baker, se matou. 
Nem preciso falar em como é assustador para Clay, não?
A história basicamente não tem começo. Não tem uma parte em que você vê como Clay era antes de ouvir as fitas. Ele basicamente chega em casa e bum, já está lá. Creio que isso é um ponto negativo para o livro, mas isso é basicamente apagado pela qualidade dos pontos positivos.
Não podemos esquecer de como o livro parece até como um filme logo antes do Clay achar as fitas, quando Jay resolveu escrever a parte em que Clay está mandando as fitas para a próxima pessoa, ou seja, algo que aconteceria no final do livro. Genial. 
Hannah quase fez com que as fitas parecessem um jogo. Todas as pessoas que estavam nela receberam um mapa com estrelas antes de se matar. As regras eram básicas: Ouça até o final, mesmo que seu nome seja o primeiro da lista. Segundo, repasse para a próxima pessoa assim que terminar. De alguma forma, Hannah "saberia" se a segunda regra fosse quebrada, e aí uma segunda cópia das fitas viria a publico, para todo mundo.
Isso era devido ao Tony, que acabou fazendo isso quase que como um respeito à memória de Hannah.
Quer ver os motivos? 

  1. Justin Foley, o primeiro beijo de Hannah, que espalhou boatos sobre o que realmente teria acontecido quando eles se beijaram pela primeira vez. Isso apenas não deixou Hannah com má fama, mas também estragou uma memória maravilhosa dela.
  2. Alex Standall, que acabou fazendo uma lista, como uma votação, para ver quem tinha a "melhor bunda", por exemplo, o que fez com que alguns garotos tomassem a liberdade de tocar na Hannah. Além disso, a lista dele acaba levando a...
  3. Jessica Davis, que andava com Alex e Hannah antes de Alex se afastar e ela agredir a Hannah. Por que? Todo mundo começou a falar que Hannah estava junto com Alex, sendo que o último era o ex de Jessica, que acabou ficando brava. Hannah disse que ela preferia acreditar em rumores do que na própria Hannah. 
  4. Tyler Down, que acabou com a segurança de Hannah na própria casa ao espionar pela janela.
  5. Courtney Crimsen, que espalhou ainda mais rumores sobre Hannah e a fez perceber como as pessoas podem ser maldosas, como elas usam as pessoas. Hannah começa a se sentir cada vez mais sozinha. 
  6. Marcus Cooley, que convidou Hannah para sair. Ele se atrasou e ainda disse que tinha passado lá "só para conferir" se Hannah estaria lá. Nem preciso comentar, né? Ele também a desrespeitou. 
  7. Zach Dempsey, que depois de Marcus ir embora, se aproximou de Hannah. Após ser "rejeitado", Zach resolveu roubar os bilhetinhos da aula de comunicação dela por pura maldade. Ele mal sabia o quanto ela precisava daqueles bilhetes. 
  8. Ryan Shaver, que publicou um poema de Hannah em um jornal, fazendo com que sentisse que até a privacidade de sua própria mente tinha sido violada. 
  9. Clay, que para o meu alívio, não tinha nada a ver com o motivo. Era só para completar a história: ela falava os motivos pelos quais ela tinha se afastado dele, e como ela sentiu que teria um amigo de novo, até que se lembrou de Justin e começou a pensar na lista. Ela tinha medo de confiar em alguém de novo. 
  10. Justin de novo. Deixou o amigo, Bryce Walker, estuprar a amiga de Hannah, Jessica. Hannah se escondeu no closet e não fez nada, o que a fez se sentir cada vez mais culpada.
  11. Jenny Kurtz, que deu uma carona para Hannah no dia da festa. Jenny derruba uma placa de carro e faz Hannah sair do carro sem ligar para a policia. Hannah descobre no dia seguinte que, se ela tivesse chamado os policiais, poderia ter impedido que um acidente - que matou um estudante - ocorresse mais tarde.
  12. Bryce Walker, que abusou de Hannah em uma banheira. Hannah já havia pensado que a vida dela estava acabada, e que não tinha mais nada o que fazer, então, se "rendeu" a sua reputação.
  13. Sr. Porter, o professor e orientador dela, que foi a ultima esperança de Hannah. Ela conversou com ele, não totalmente direta, mas falou que estava cansada da vida. O professor disse que ela tinha que denunciar o garoto (no caso, Bryce), ou então, teria que seguir em frente.
Depois disso, Hannah se matou.
O livro é intenso. Você é carregado pelas fitas; Quando percebe, já acabou o livro. 
Você se leva pelo misterio do que aconteceu com Hannah, o porquê de ela se matar, e porque Clay tinha algo a ver com isso. Você torce para que o narrador não tenha nada a ver com o suicidio de Hannah, e ainda sente o desespero dele. Você também quer entender Hannah e seus motivos, e, mais ou menos na fita de Courtney, você começa a entender.
Também é ótimo para nos mostrar o que pequenas coisas podem fazer com uma pessoa: um detalhe pode colocar ainda mais lenha na fogueira.
Intenso, e maravilhoso. Jay conseguiu nos deixar ligados no livro, sem poder abaixá-lo, porque ele nos deixou conectados com Clay e o misterio das fitas. 
Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.