23 janeiro 2014

Não Conte a Ninguém

 
"Estão observando. Não conte a ninguém."
E hoje, eu terminei Não Conte a Ninguém, de Harlan Coben.
Não tenho palavras para esse livro. De verdade. Mas, antes de tudo, vamos a sinopse:
(Skoob) David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.
Vou confessar: posso estar com a mente cansada. Extremamente cansada. Motivo? Li. o. dia. inteiro. Mas posso dizer que valeu a pena ter um pouco de cansaço mental.
O livro é maravilhoso, sem exagero.
O autor te joga segredo após segredo na cara, e é fácil se confundir (principalmente se é alguém como eu, que julga os métodos), mas o livro vale a pena. Se você abandonou por sentir que era confuso, te aconselho a voltar a ler agora mesmo. 
É o primeiro livro de Harlan que eu li, creio eu, e fiquei impressionada. Hoje de tarde, quase me vi parando no meio da leitura porque eu não queria acabar. Queria continuar no clima de mistério que ele criou para nós, queria continuar na história de segredo-revelação-segredo-segredo. Porém, a voz que se incomoda se eu não terminar um livro em dois dias (estupidez, eu sei, mas eu me acostumei com o ritmo, e, se eu puder terminar, termino) acabou falando mais alto e eu terminei. Quero enfatizar que eu não li com pressa; para algumas pessoas pode parecer quase impossível terminar um livro em dois dias, mas se você ler Não Conte a Ninguém, vai entender que eu fui levada pela história. E o mais legal é que, ao contrário de Fim do Jogo, consegui prestar atenção nos detalhes mesmo tendo esse ritmo de animação. 
É como eu penso: tem aqueles livros que você lê com toda a "calma" do mundo porque ele te relaxa, não te deixa curioso. Você é levado pela história, sim, mas não tem muitos momentos de tensão. E tem Não Conte a Ninguém, que te obriga a ler mais rapidamente, se essa é a palavra certa, porque você apenas tem que descobrir o que aconteceu naquela noite.
É reviravolta após reviravolta - como alguém disse aí pela internet, há a "reviravolta da reviravolta" -, e logo aprendemos que nesse mundo, nada parece ser o que realmente é.
Agora sim, os tão queridos e odiados spoilers. 

  "Aconteça o que acontecer, eu te amo"
Quero dizer que fiquei orgulhosa de mim em uma parte do livro.
Antes mesmo de Beck falar para Elizabeth que havia matado Brandon Scope, mesmo ela já sabendo, eu já tinha adivinhado. Como? Ele sabia que a bala de Brandon era da arma dele, tinha um segredo para contar e se lembrava do terror/conforto de segurar uma arma. Ok, eu fiquei com o cérebro bugado quando o sogro disse que ele que tinha matado, mas depois minha teoria se tornou certa.
Continuando.
Elizabeth é uma espertinha. Sim, eu dei um gritinho quando apareceu o "primeiro ponto de vista" (POV) dela. Amei a personagem, assim como amei Hester e Shauna. Tá certo que eu quis xingar a Hester quando ela abandonou o caso, mas depois, o jeito como ela tratou o promotor... Meu Deus.
E a historia então? O pai de Beck, Stephen, sabe dos segredos de Brandon e é morto por isso. Depois, Elizabeth assume a culpa de Beck no assassinato de Brandon Scope e seu pai move o corpo, sendo que outra pessoa recebe a culpa e Elizabeth cria um álibi falso para ela. Griffin Scope descobre que era falso e descobre a investigação de Elizabeth, causando a caçada a moça. A morte dela é forjada e ela foge. Quando os corpos dos dois sequestradores são achados, Scope fica com o pé atrás e começa a aprofundar as investigações das pessoas próximas a morta: assim, se alguém começar a procurar a causa, eles o/a param. E a história se desenrola.
Genial.
Como eu disse, o livro pode ser um tanto confuso (acho que a parte mais confusa é no carro de Hoyt, quando Beck vai lá pedir ajuda para libertar TJ), mas vale muito a pena ser lido. O final, com Elizabeth e David juntos novamente, é lindo. O livro todo é maravilhoso. Recebe minhas cinco estrelas.

Ps: Sobre o filme... Por que mudaram o nome dos personagens?! Na minha opinião, mesmo Alexandre sendo um nome lindo, David e Elizabeth é melhor que Alex e Margot (acho que é esse o nome). Vou procurar vê-lo mesmo assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.