23 julho 2015

O Doador de Memórias, de Lois Lowry

The Giver💙
Taylor Swift também está no elenco do filme, e interpreta uma personagem da qual você não deveria saber o nome ainda...
E aí, gente?
Voltei das cinzas. Bem, dessa vez tenho justificativa em vez de "não tinha o que eu postar" ou "tava ocupada" ou "tinha preguiça" hahahah. Fiquei viajando por um bom tempo, basicamente dois dias depois do meu último post, e só voltei ontem. 
Mas lógico que eu tinha que levar um livro para ler enquanto estava viajando (confesso que comecei a lê-lo antes, e planejava ler no avião, mas não deu muito certo), e o escolhido foi O Doador de Memórias, livro que desde que vi o trailer no cinema (nem lembro que filme era, falando a verdade) quis ler, e que só agora descobri que é parte de uma série de 4 livros da Lois Lowry, mesmo que esses pareçam meio independentes. Enfim, sem mais enrolação, lá vai a sinopse:

O Doador de Memórias(Skoob) Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente: o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.
Certo, eu ainda não vi o filme, mas só de ler, eu já estou ansiosa! O livro é ótimo. É bem curtinho, é leve, e apesar de não ser uma "aventura", como uma missão, é algo que te prende. Você não precisa "pensar muito", tudo é muito autoexplicativo, então é um ótimo livro para ler depois de 6 meses estressantes de aula. Assim, recebeu 5 estrelas, com certeza!
Não tem muito o que dizer sem revelar mais detalhes, mas posso dizer que amei o universo que Lowry criou. É uma coisa que parece ser tão atraente no começo - um lugar em que não há dor, e tudo funciona perfeitamente, até que você percebe que, assim como no filme, não há cor, não há amor. Jonas mal sabe o que é neve. Assim, é perceptível a necessidade de um ser humano ter emoções, mesmo que for a simples tristeza de uma criança de, sei lá, deixar o sorvete cair no chão. me perdoem por isso, é quase 1h da manhã e estou sem criatividade.
Não teve nenhum personagem que AMEEEI de paixão, mas sim, eu acabei shippando o Jonas com a Fiona e Gabriel pode ser meu personagem favorito (ok, não, mas ele é o mais fofo).
Não há muito o que falar com spoilers, apenas uma coisinha, então aqui vai o spoiler:
Ainda não sei se aquele final foi uma alucinação por parte de Jonas. Quer dizer, pelo filme - minha mãe contou o final porque eu pedi, já que estava confused as hell - sabemos que ele chegou na bendita casa, em Alhures, mas e tudo aquilo que ele viu? Por que ele andou naquele trenó e viu aquelas luzes e ouviu aquela música? Será que ele estava associando essas coisas com outras que ele estava fazendo (ex: ele viu uma luz, mas não a luz da visão), ou ele estava alucinando? Ou ele chegou na casa, mas estava imaginando tudo aquilo? Ou o Doador já foi a Alhures e passou aquelas coisas a ele?
Não sei, mas fiquei meio "hã" com esse final, hahahah.
Bem, é isso. Beijos, até! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigado por comentar!
Pode fazer os seus comentários á vontade, desde que não tenha palavrões, xingamentos e palavras de baixo-calão.
Aproveitem!
Obrigada,
Nathalia.